Cuidar das alianças

Como se deve cuidar de alianças de casamento? Como se deve cuidar das joias? Bem, no geral não há necessidade de qualquer tipo de cuidado específico a ter com as nossas joias, a não ser a estima e proteção contra assaltos... Há, contudo, alguns detalhes que se pode ter em consideração de modo a tirar melhor partido delas e mante-las em perfeito estado por mais tempo.




Martineeza por pixabay

Aspeto: Os acabamentos que são dados às joias em oficina são sempre efémeros. Todos os acabamentos tendem a desaparecer com o tempo e as jóias com muito uso ganham um tipo de acabamento característico: um brilho muito brando, com forte tendência para o baço e uma superfície repleta de riscos minúsculos. Quer a joia tenha acabamento original polido ou acetinado ou riscado ou outro, a tendência é a este desaparecer e uniformizar-se com o uso. As alianças 1+1 são todas de acabamento polido, uma vez que é aquele que melhor realça a nobreza do ouro e também é aquele que melhor aguenta o uso sem se desvirtuar. Após a saída da embalagem, todas as alianças iniciam o seu processo de desgaste natural: ou dedadas do manuseamento, ou poeiras no ar, ou toques, impactos, contactos com gorduras, óleos, cremes, químicos, transpiração... contactos com vidros (copos, janelas...), outros metais (talheres, chaves...), madeiras, plásticos, tecidos, líquidos... Alterações de temperaturas... As mãos são a parte do nosso corpo que mais contacta com outros elementos, daí também as alianças são, geralmente, as jóias que mais sofrem com isso.

Armazenamento: Guardar as alianças nem sempre é frequente, contudo pode ser uma possibilidade quando se planeia uma viagem para um destino com bastante risco, quando se vai praticar desporto ou quando há uma intervenção hospitalar. O ideal seria guardar num local bem fechado, sem estar em contacto direto com outros metais que possam riscar ou reagir e, por segurança, evitar manter as joias de ouro todas juntas no mesmo guarda-joias.

Limpeza: É extremamente simples limpar as alianças. Inicialmente é importante lavar com água para retirar poeiras. Depois escolher um pano limpo - a suavidade do pano a utilizar é fundamental para não riscar a superfície (como sugestão flanela ou pano de limpeza de óculos) e por fim um desengordurante - é o que permitirá remover a gordura característica das nossas mãos (detergente da louça, por exemplo). Atenção que a limpeza não permite "puxar" brilho - lustrar a aliança. Para tal é necessário a aplicação de um produto específico juntamente com alguma fricção. Há em drogarias panos, algodões ou líquidos específicos para limpeza de joias, com eles já se torna possível lustrar um pouco a aliança. Há ainda a possibilidade de enviar para a marca, em qualquer ourivesaria com representação da marca 1+1.

Assistência: Pelas alianças, não precisam. Contudo as pessoas mudam e as medidas do dedo podem mudar. Enviem sempre para a marca por um representante oficial, caso as alianças sofram alguma alteração que não seja feita pela própria marca, perderão a garantia e qualquer tipo de suporte da marca.

Usabilidade: O ouro é um metal nobre, como tal não reage aos óxidos da mesma forma que a maioria dos metais (não enferruja). É, por isso, totalmente bio-compatível e seguro para uso humano (inclusive em caso de ingestão - contudo neste caso apenas ouro puro, 24 quilates). Por vezes surgem reações nos dedos e há comentários de que possa ser alergia ao ouro ou dúvidas da qualidade do ouro. No caso das alianças 1+1, tal não poderá acontecer. As reações que podem ocorrer no uso diário das nossas alianças serão apenas referentes ao facto de uma area da pele estar tapada constantemente. A lavagem das mãos faz com que se infiltre água na zona do dedo que não secará como o resto das mãos; a zona da pele entre a aliança não apanha sol como as restantes mãos; a zona da aliança não tem a capacidade de respirar como o resto da mão... são estes fatores que podem vir a desencadear comichão, irritação, vermelhão, pele rugosa, etc. e não reações ou alergias ao ouro. De modo a evitar que tal aconteça há várias sugestões: após a lavagem das mãos, secar sempre o dedo na zona que vai assentar a aliança; remover a aliança por vezes durante o sono; ir rodando a aliança durante o dia e, de vez em quando, ir inspecionando a zona onde a aliança assenta de forma a comprovar que a pele continua impecável. A maioria das pessoas não tem necessidade qualquer cuidado neste sentido.

Ao contrário da maior parte das coisas na nossa vida, as alianças não se estragam, partem ou avariam. Ao contrário da maior parte das coisas à nossa volta, as alianças não precisam de manutenção ou assistência (por elas próprias). Ao contrário da maior parte das coisas que nos rodeiam, as alianças permanecem impecáveis quer sejam usadas todos os dias, quer estejam guardadas uma enorme temporada. Ao contrário da maior parte das coisas, as alianças, tal como o amor, duram para sempre.

Comentários

Mensagens populares